Como funcionam as embreagens

Se você dirige um carro de transmissão manual, pode se surpreender que ele tenha mais de uma embreagem. E acontece que pessoas com carros com transmissão automática também têm embreagens. Na verdade, existem embreagens em muitas coisas que você provavelmente vê ou usa todos os dias: muitas furadeiras sem fio têm embreagem, motosserras têm embreagem centrífuga e até alguns ioiôs têm embreagem.

Neste artigo, você aprenderá por que precisa de uma embreagem, como funciona a embreagem do seu carro e descobrirá alguns lugares interessantes e talvez surpreendentes para encontrar embreagens.

Embreagens são úteis para dispositivos que possuem dois eixos pivotantes, incluindo carros. Um dos eixos é tipicamente acionado por um motor ou polia e o outro eixo aciona outro dispositivo. O acoplamento conecta os dois eixos para que possam ser travados juntos e girar na mesma velocidade ou desacoplados e girar em velocidades diferentes.

Em um carro você precisa de uma embreagem porque o motor gira o tempo todo, mas as rodas do carro não. Para que um carro pare sem desligar o motor, as rodas devem ser desconectadas do motor de alguma forma. A embreagem nos permite engatar suavemente um motor girando em uma caixa de câmbio que não está girando e controlar o deslizamento entre eles. Quer saber mais sobre embreagens, acesse https://rsembreagem.com.br/

Uma embreagem funciona devido ao atrito entre um disco de embreagem e um volante. Confira como essas partes funcionam juntas na próxima seção.

Volantes, discos de embreagem e fricção

Na embreagem de um carro, um volante é conectado ao motor e um disco de embreagem é conectado à transmissão.

Visão explodida da embreagem

Em um carro de transmissão manual, quando você tira o pé do pedal da embreagem, as molas empurram a placa de pressão contra o disco da embreagem, que por sua vez empurra o volante. Isso trava o motor no eixo de entrada da transmissão, fazendo com que eles girem na mesma velocidade.

A força que a embreagem pode suportar depende do atrito entre o disco da embreagem e o volante e quanta força a mola aplica na placa de pressão. A força de atrito na embreagem funciona da mesma forma que os blocos descritos na seção de atrito de Como funcionam os freios, exceto que a mola empurra o disco da embreagem em vez do peso empurrando o bloco no solo.

Como uma embreagem engata e desengata

Quando o pedal da embreagem é pressionado, um cabo ou pistão hidráulico empurra o garfo de liberação. Isso, por sua vez, pressiona o rolamento de liberação, que desacopla o motor da transmissão ao trocar as marchas, contra o centro da mola da placa. Quando o centro da mola do diafragma é empurrado para dentro, uma fileira de pinos perto da parte externa da mola faz com que a mola puxe a placa de pressão para longe do disco da embreagem. Isto irá desengatar a embraiagem do motor em rotação.

Preste atenção nas molas do disco da embreagem. Essas molas ajudam a isolar a transmissão do choque de engate da embreagem.

Este tema funciona muito bem em geral, mas tem algumas desvantagens. Confira as seções a seguir para problemas comuns de embreagem e outros usos para embreagens.

Problemas comuns

O problema mais comum com embreagens é que o material de atrito no disco se desgasta. O material de atrito em um disco de embreagem é muito semelhante ao material de atrito nas pastilhas de um freio a disco ou nas sapatas de um freio a tambor – depois de um tempo, ele se desgasta. Quando a maior parte ou todo o material de atrito desaparece, a embreagem começa a escorregar e, eventualmente, para de transferir energia do motor para as rodas.

A embreagem só se desgasta quando o disco de embreagem e o volante giram em velocidades diferentes. Quando eles estão travados juntos, o material de fricção é mantido apertado contra o volante e eles giram em sincronia. O desgaste ocorre apenas quando o disco da embreagem desliza no volante. Então, se você é o tipo de piloto que escorrega muito na embreagem, a embreagem se desgasta muito mais rápido.

Às vezes o problema não está escorregando, está grudando. Se sua embreagem não desengatar corretamente, ela continuará girando o eixo piloto. Isso pode causar loops ou impedir completamente que seu carro engate uma marcha. Algumas razões comuns pelas quais uma embreagem pode ficar presa são:

  • Cabo de embreagem quebrado ou esticado: O cabo precisa de tensão adequada para empurrar e puxar de forma eficaz.
  • Cilindros mestre e/ou escravo da embreagem com vazamento ou defeituoso:
  • Vazamentos impedem que os cilindros acumulem a pressão necessária.
  • Ar na linha hidráulica: O ar afeta o sistema hidráulico e tira o espaço que o fluido precisa para acumular pressão.
  • Articulação ajustada incorretamente: Quando seu pé toca o pedal, a articulação transmite a força errada.
  • Componentes de embreagem incompatíveis: nem todas as peças de reposição funcionarão com sua embreagem.
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Uma embreagem dura também é um problema comum. Todas as embreagens requerem uma certa quantidade de força para comprimir completamente. Se você tiver que pressionar o pedal com força, algo pode estar errado. Prender ou prender no elo do pedal, cabo, eixo transversal ou esfera do pivô são causas comuns. Às vezes, um entupimento ou vedações desgastadas no sistema hidráulico também podem causar uma embreagem dura.

Outro problema associado às embreagens é um rolamento de liberação da embreagem desgastado, às vezes chamado de rolamento unidirecional. Este rolamento aplica uma força aos dedos da placa de pressão rotativa para desengatar a embreagem. Se você ouvir um som estrondoso quando a embreagem engatar, você pode ter um problema com o derramamento. Quer saber mais sobre como embreagem, acesse https://rsembreagem.com.br/a-rs-embreagem/

Confira alguns tipos diferentes de embreagens e como elas são usadas na próxima seção.

Perguntas frequentes sobre acoplamentos

O que é um acoplamento?

Os acoplamentos são usados ​​em dispositivos que possuem dois eixos rotativos. Um dos eixos é tipicamente acionado por um motor ou polia e o outro eixo aciona outro dispositivo. O acoplamento conecta os dois eixos para que possam ser travados juntos e girar na mesma velocidade ou desacoplados e girar em velocidades diferentes.

Por que uma embreagem é usada?

Em um carro você precisa de uma embreagem porque o motor gira o tempo todo, mas as rodas do carro não. Para que um carro pare sem desligar o motor, as rodas devem ser desconectadas do motor de alguma forma. A embreagem nos permite conectar suavemente um motor giratório a uma caixa de câmbio não giratória e controlar o deslizamento entre eles.

Quantos km dura uma embreagem?

Com os devidos cuidados e manutenção, uma embreagem deve durar aproximadamente 80.000 kl.

Qual é a função de uma embreagem?

Uma embreagem funciona com dois eixos rotativos – um que geralmente é acionado por um motor ou polia, e outro que aciona outro equipamento. O acoplamento conecta os dois eixos para que possam ser travados juntos e girar na mesma velocidade, ou desacoplados e girar em velocidades diferentes.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.